3.6.6 Frase
Last updated
Last updated
Os conceitos musicais relativos a frase e período são conceitos mais qualitativos, que requerem sensibilidade e flexibilidade, e que serão corretamente assimilados se for estabelecida uma analogia com a nossa própria língua falada. O objetivo não é ser perfeitamente correto em termos linguísticos, mas proporcionar uma analogia correta o suficiente para transmitir os conceitos musicais. Esta analogia irá ser estabelecida de modo a ficar alinhada com os conceitos mais amplos de frase, «phrase», e período, «period» ou «sentence», em inglês.
Inserido neste contexto, uma frase é um conjunto de palavras, sem sujeito ou verbo. Como não contém nem um sujeito nem um verbo, não forma um predicado, e nesse sentido, é omissa relativamente ao que o sujeito está a fazer. Em música, o conceito de frase é similar, denotando um segmento melódico ou harmónico, um contorno, que, em conjunto com outras frases (outros segmentos musicais), pretende transmitir uma determinada ideia.
As frases musicais podem ser assinaladas na partitura com ligaduras de expressão, muitas vezes também usadas para os músicos que tocam instrumentos de sopro poderem respirar. Duas frases juntas formam o que se denomina de período musical, período este que já transmite uma ideia completa, e que expressa claramente o que o sujeito está a fazer, ou qual o seu objetivo. Em muitas músicas, é frequente encontrar estes períodos repetidos, conferindo uma ideia melódica ou harmónica geral à própria música, tornando-a mais facilmente reconhecida e memorável.
Deste modo, e tendo como ponto de partida os elementos musicais mais singulares, as figuras rítmicas formam células rítmicas, as células rítmicas ocupam tempos que por sua vez estão contidos em compassos, os compassos formam frases (por exemplo uma frase de quatro compassos) e as frases dão origem a períodos (um período formado por duas frases, totalizando oito compassos).