3.4.1 Escala maior
Last updated
Last updated
Como visto anteriormente, se considerarmos a escala de Dó Maior, que é uma escala diatónica por conter dois meios-tons e cinco tons, esta apresenta a seguinte estrutura interna de intervalos:
Qualquer escala construída a partir de qualquer das doze notas que apresente a mesma sequência interna de tons e meios-tons será uma escala maior. Em todas as escalas maiores as notas distam das suas adjacentes em 1 tom inteiro, exceto do 3º para o 4º grau e do 7º para o 8º grau (ou seja, 1 uma oitava acima) em que distam em ½ tom.
Conforme mencionado no capítulo sobre armações de clave, encontram-se convencionadas quinze armações de claves: sete construídas com sustenidos, sete construídas com bemóis e uma armação de clave adicional sem quaisquer alterações. As armações de clave existem, justamente, para estabelecerem esta relação de interna de tons e meios-tons relativamente às notas da escala.
Se for pretendido construir uma escala maior a partir de [G] é necessário que internamente a sequência de tons e meios-tons se mantenha. Para a sequência se manter, a altura da nota [F] terá de subir em ½ tom, passando a ser um [F#], construindo-se a armação de clave com um sustenido. Esta alteração fez com que os dois meios-tons existentes na escala continuassem do 3º para o 4º grau e do 7º para o 8º grau.
De modo similar, para construir uma escala maior a partir de [F] é necessário manter a sequência interna de tons e meios-tons. Para a sequência se manter, a altura da nota [B] terá de baixar em ½ tom, passando a ser um [Bb], construindo-se a armação de clave com um bemol.
Se forem construídas escalas maiores a partir de cada uma das notas disponíveis, terá de se proceder às alterações necessárias de modo a que a sequência de tons e meios-tons se mantenha. Este é o motivo pelo qual existem as armações de clave e as quinze armações possíveis de construir encontram-se no capítulo Armação de Clave.
Exemplo noutra tonalidade maior, como por exemplo Eb Maior:
É a sequência específica de tons e meios-tons que lhes conferem uma determinada sonoridade e sensação auditiva e existem inúmeras combinações possíveis.